Pesquisas sobre transporte de animais podem aprimorar práticas agropecuárias

Definição de parâmetros é necessária para adoção de cuidados de bem-estar animalA Comissão Técnica de Bem-Estar Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento solicitou empenho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na elaboração de pesquisas sobre transporte de animais vivos e desenvolvimento de parâmetros de bem-estar animal para os sistemas produtivos brasileiros. A iniciativa foi tomada durante o workshop sobre Boas Práticas Agropecuárias com Enfoque em Bem-Estar Animal, realizado nesta quinta, dia 15, em Brasília.

As pesquisas sobre transporte deverão avaliar questões como embarque e desembarque dos animais, possíveis pontos de parada, tipos de caminhões e densidade dentro dos veículos. A definição de parâmetros de bem-estar animal é necessária para medir a adoção de boas práticas na cadeia produtiva.

A demanda dessas pesquisas, consideradas prioritárias, será encaminhada à Embrapa em documento oficial. No documento também serão expostos os gargalos das ações de bem-estar animal e boas práticas agropecuárias, como recursos e contratação de pessoal.

Participaram do workshop pesquisadores de unidades da Embrapa e técnicos das secretarias de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), Defesa Agropecuária (SDA) e Relações Internacionais do Agronegócio (SRI).