A aproximação comercial é o primeiro passo para a realização do festival. O lançamento oficial da mostra aconteceu na última quinta, dia 8, em São Raimundo Nonato (PI), onde ocorreu também uma rodada de negócios com dez proprietários de restaurantes e produtores de duas associações do segmento da ovinocaprinocultura. Segundo o Sebra do Piauí, o encontro da rodada serviu para estimular parcerias abrir novos mercados.
? Com isso conseguiremos agregar valor ao que é feito nos restaurantes, possibilitando também que os produtores vendam diretamente para os empresários, beneficiando todos os elos dessa cadeia produtiva ? explica o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda.
O festival envolverá onze restaurantes e 39 produtores de duas entidades representativas do setor: Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Povoado Baixa Grande (Ascorbg), da cidade de Jurema; e Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Lagoa da Extrema (Ascole), do município de Dom Inocêncio.
Além de incentivar o consumo das carnes de cabritos e cordeiros, o festival será também um espaço diferenciado para a degustação e uma forma de aumentar o fluxo de pessoas nos restaurantes e na cidade, não só durante a realização do evento, mas também em outras épocas do ano.
? O festival é uma oportunidade de o público degustar pratos da gastronomia regional, preparados especialmente para o evento. As receitas representarão as especialidades de cada restaurante e terão preços diferenciados ? comenta Holanda.