Na próxima segunda, dia 25, técnicos do Ministério da Agricultura irão ao Piauí para avaliar o trabalho que está sendo realizado e orientar a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapi) para a preparação da campanha. O lançamento oficial da campanha contra acontecerá dia 4 de maio, em uma fazenda de criação na Cacimba Velha, em Teresina, onde estará presente o governador Wilson Martins.
Nos últimos quatro anos, o Piauí tem conseguido atingir índices de mais de 90% de vacinação no rebanho bovino, que hoje supera o número de 1,7 milhão de cabeças de gado em todo o Estado. Segundo a Adapi, o objetivo neste ano é ampliar esse patamar, consolidando o Piauí como zona livre da febre aftosa.
? Nossa meta sempre é atingir os 100% de vacinação ? afirma José Antonio Filho, diretor da Adapi.
No ano passado, onze municípios chegaram aos 100% de cobertura e a média total do Estado ficou em 93,8%.
Em agosto, técnicos do Ministério da Agricultura voltam ao Piauí para realização de um inquérito soro-epidemiológico do rebanho bovino para constatar a erradicação da febre aftosa no Estado. Atualmente, o Piauí ocupa o risco médio para a doença, última etapa da zona infectada. Para obter um parecer positivo do Ministério, a Adapi conta com o comprometimento dos criadores.
? O que nós esperamos é que cada criador vacine seu rebanho e certifique essa vacinação, levando a nota fiscal de aquisição da vacina para um escritório de atendimento da Adapi ou uma Unidade de Saúde Animal e Vegetal ? afirma José Antonio.
A primeira etapa da vacinação começa no dia 1° e segue até o dia 31 de maio, mas os criadores têm até o dia 15 de junho para realizar a certificação. A segunda etapa de vacinação acontece no mês de novembro.