A cobertura na última etapa da campanha, em novembro de 2010, ficou em quase 94% do rebanho. A meta é alcançar 100% dos animais, nas 65,5 mil propriedades do estado. O chefe do Serviço de Saúde Animal do Piauí, Airton Leôncio, explica que as Unidades de Saúde Animal e Vegetal (USAV) têm o cadastro de todas as áreas e propriedades que representam maior risco para a entrada do vírus da febre aftosa.
? Durante as campanhas, é feito um planejamento que prioriza estas propriedades na realização das vacinações assistidas e fiscalizadas. Também há vigilância permanente nessas áreas durante todo o ano ? detalha.
Para divulgar a campanha, o Serviço de Saúde Animal utiliza os canais de TV e rádio. Também promove reuniões e palestras com criadores, por meio de associações, sindicatos e cooperativas, e entrevistas em rádios.
O pecuarista tem até 15 de junho para entregar o comprovante de vacinação do rebanho em uma das 35 Unidades Veterinárias Locais ou em um dos 148 Escritórios de Atendimento à Comunidade.
Saiba mais
O rebanho de bovídeos do Piauí possui características genéticas de boa qualidade na pecuária de corte, principalmente, na região do sul do estado. Desde o segundo semestre de 2009, o estado faz parte do grupo que é classificado como de médio risco para a febre aftosa, assim como quase todo o Nordeste. Desde 1997 não são registrados casos da doença no Piauí.
Leia também:
? Vacinação de bois e búfalos contra febre aftosa segue até o final de maio em Goiás
? Distrito Federal quer vacinar 100% do rebanho contra aftosa
? Piauí inicia campanha contra aftosa e deve vacinar 1,7 milhão de reses
? Começa a vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul
? Primeira etapa de vacinação do rebanho contra a febre aftosa começa no Ceará
? Começa vacinação contra febre aftosa no Acre
? Paraná lança campanha estadual de vacinação contra febre aftosa
? Bois e búfalos da Bahia devem ser vacinados contra aftosa