A pistas de julgamentos da 88ª ExpoZebu está cheia. Ao todo, mais de dois mil animais, que simbolizam o melhor do plantel de cada criador, desfilam pelo Parque de Exposições. A feira acontece em Uberaba, Minas Gerais, e vai até o próximo domingo (7).
De acordo com o gerente de Melhoramento Genético da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Ricardo Abreu, esta edição do evento traz um recorde de quantidade de animais de todas as raças zebuínas, tanto nas de corte quanto as de leite.
“Os criadores trazem o que há de melhor, o que mais representa a sua seleção e progresso genético”, afirma, enfatizando que o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) brasileiro é o maior do mundo.
Abreu destaca que estão presentes na 88ª ExpoZebu quase todos os conselheiros das federações estaduais de criadores de zebuínos. “Eles trazem as suas demandas, as suas realidades, as demandas dos criadores e de todo o sistema de produção. Estamos fazendo os encontros e este já é o segundo do ano. Estamos trazendo de maneira bem transparente todos os números de registros da ABCZ, cem como os números da comercialização de semen de touro por estado”, conta.