O projeto começou por esta propriedade rural do município de Capitão, no Rio Grande do Sul. O produtor rural Ruben Ziem recebeu as autoridades que vieram acompanhar o início do trabalho para o controle e erradicação das doenças.
? Eu acho muito importante, até deveria ter entrado há mais tempo. Isto favorece para nós e para o rebanho. Rebanho sadio e a gente mais tranquilo, sem se preocupar com a doença ? disse Ziem.
A previsão é de que até 2012 mais de 34 mil bovinos sejam testados e identificados com brincos do Sisbov. Quase três mil propriedades de seis municípios do vale vão ser monitoradas por veterinários credenciados pelo Ministério da Agricultura.
? É um programa importante do Ministério da Agricultura, mas que, por várias razões, não andou no país todo. O Estado que tem mais propriedades certificadas é o nosso aqui. O Brasil tem 80. Dessas 80, nós temos 41 propriedades certificadas ? avaliou o secretário da Agricultura do RS, João Carlos Machado.
No lançamento oficial, as autoridades disseram que a meta é acabar com qualquer risco das doenças que reduzem o volume e a qualidade do leite e impedem as exportações.