Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Plano Safra da Pesca: especialistas de São Paulo alertam para falta de integração entre governos

Medidas anunciadas pela presidente Dilma foram bem recebidas no EstadoO Plano Safra da Pesca, anunciado nesta quinta, dia 25, foi bem recebido por produtores do Estado de São Paulo. Em Santos, importante polo de pescado do país, zootecnistas apontaram a falta de integração entre os governos municipal, estadual e federal como problema não resolvido pela proposta.

O zootecnista Newton José Rodrigues da Silva cita como exemplo o valor de R$ 6,5 mil cobrado em São Paulo para o licenciamento da aqüicultura, apenas para dar entrada no processo. O valor final pode chegar a quase R$ 50 mil. Silva acredita que 90% dos pescadores paulistas trabalham na ilegalidade.

— Ele seria melhor utilizado havendo uma melhor integração entre a política do governo federal, dos governos estaduais e municipais. Parece que falta um alinhamento maior para definir financiamento, legalização das atividades, um sistema de pesquisa apoiando estas atividades e principalmente extensão rural e pesqueira — explica.

O diretor do Laboratório de Estatística Pesqueira do Museu da Pesca, Antônio Olinto, considera positivo o anúncio, mas não acredita que as medidas sejam suficientes para aumentar a produção brasileira de pescado.

— Este financiamento está vinculado ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que é o pequeno produtor. Então é relacionado à pesca costeira. Todas as principais pescadas costeiras, camarão, sardinha já se encontram num nível até acima do máximo de exploração.

O presidente da Federação dos Pescadores do Estado de São Paulo, Tsuneo Okida, pensa diferente. Ele acredita que a produção pode dobrar e chegar a dois milhões de toneladas, principalmente se for utilizado o recurso do confinamento. Para alcançar este objetivo, o plano do governo precisa resolver o problema  crônico da falta de capacitação do pescador brasileiro.

— Nós precisamos preparar nosso pessoal para o curso da capitania dos portos, cursos para patrão de pesca de alto mar, patrão de pesca de águas interiores, manipular os aparelhos eletrônicos. A pesca hoje é uma pesca científica.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile