Poder de compra do criador de frango de São Paulo aumenta em setembro

Relação de troca entre animal vivo e milho registrou recorde nesta semana no EstadoCom as altas nos preços do frango vivo e as quedas nos do milho, a relação de troca entre os dois produtos registrou novo recorde nesta semana no Estado de São Paulo, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). Na terça-feira, dia 24, o avicultor paulista conseguia adquirir 7,41 quilos do cereal com a venda de um quilo de frango vivo. No dia 30 de agosto, a mesma troca equivalia a 5,94 quilos do insumo por quilo do animal. Entre os dois dias, houve aument

Em relação aos preços médios de setembro do animal vivo e da carne de frango no estado de São Paulo, os patamares são os maiores, tanto em termos nominais como reais, já atingidos para o mês da série histórica do Cepea, iniciada em 2004.

Os aumentos registrados ao longo de setembro decorrem da menor oferta e da demanda aquecida. Segundo pesquisadores do Cepea, os baixos patamares de preços do frango vivo no início deste ano, pressionados pela maior oferta e pela fraca demanda, especialmente externa, desestimularam os produtores, que reduziram o número de animais alojados. Nos últimos dias, porém, o movimento de alta perdeu força, refletindo o típico desaquecimento do consumo em fim de mês.