A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quarta-feira, dia 11, a Operação Pales para combater a importação de insumos, produção e comercialização ilícita de produtos e medicamentos de uso veterinário utilizados na engorda de gado no estado de São Paulo.
Cerca de 150 policiais federais cumpriram 14 mandados de prisão, 14 de condução coercitiva e 39 de busca e apreensão nos municípios de Barueri e Presidente Prudente e na região de São José do Rio Preto.
Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa atuava na região de São José do Rio Preto (SP) e encaminhava os produtos para vários estados, especialmente para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Pará, estados produtores de carne. Parte dos insumos era contrabandeada da China e a produção era feita em laboratórios clandestinos. A comercialização se dava pela internet e por serviço de telemarketing.
O inquérito policial foi aberto em abril de 2014 e, durante as investigações, foram realizadas 13 apreensões, com a prisão em flagrante de 16 pessoas. Outros 5 laboratórios clandestinos já haviam sido fechados pela PF.
De acordo com a Polícia Federal, os presos serão encaminhados a prisões estaduais, onde ficarão à disposição da Justiça Federal.
Eles responderão pelos crimes de contrabando, crime ambiental, crime de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, crime de falsidade ideológica e organização criminosa. As penas variam de 1 a 15 anos de reclusão.
O nome da operação – Pales – faz referência a uma divindade da mitologia romana relacionada com a vida pastoril.