Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Política de pesca poderá incluir modalidade artesanal em parceria

Projeto estabelece que pescador se associe ao dono do barco por cotas-partes, sem vínculo trabalhistaA pesca por contrato de parceria poderá ser incluída na Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca (Lei 11.959/09), conforme prevê projeto aprovado nesta quarta, dia 4, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Antes de seguir para análise na Câmara, a matéria precisa ainda ser aprovada, pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

O projeto (PLS 423/2009) estabelece que, na pesca em parceria, o pescador se associa ao dono do barco por cotas-partes, sem vínculo trabalhista. O autor, o senador licenciado Garibaldi Alves Filho, que hoje é ministro da Previdência, também propõe incluir na lei a pesca industrial, definindo regras sobre relação de trabalho, “no sentido de preservar os direitos do pescador profissional”.

Como explicou o relator, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), veto da Presidência da República excluiu as duas modalidades de pesca quando da sanção da lei, sob a justificativa de ausência de definição de contratação comercial e insuficiente caracterização de contrato de parceria.

Ainda conforme o relator, o veto gerou “incômodas lacunas no ordenamento jurídico”, situação que exigiu os ajustes propostos por Garibaldi. O senador Flexa Ribeiro lembrou também que a prática de contrato de parceria na pesca artesanal está presente em todo o litoral, envolvendo um grande número de pescadores.

O autor também sugeriu alterar a Lei 11.959/09 para equiparar a pesca à atividade agropecuária.

Durante a discussão do PLS 423/09, o senador José Pimentel (PT-CE) comentou que essa proposta vem fortalecer ato conjunto dos Ministérios da Pesca, do Trabalho e da Previdência Social que resultou na criação do Cadastro Nacional de Pescadores do Brasil. Esse registro inclui mais de 900 mil pescadores, com situação regularizada para recebimento de seguro-desemprego e benefícios previdenciários.

Sair da versão mobile