Nas coordenadorias regionais do IMA que abrangem as regiões de Bambuí, Belo Horizonte, Curvelo, Guanhães, Juiz de Fora, Oliveira, Passos, Patos de Minas, Patrocínio, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa, a etapa de vacinação será realizada até o dia 17 de dezembro.
Já Almenara, Governador Valadares, Janaúba, Montes Claros, Teófilo Otoni e Unaí terão o prazo até o dia 31 de dezembro para que criadores comprem a vacina, imunizem seus bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade e declarem a vacinação nos escritórios do IMA mais próximos de sua propriedade.
A segunda etapa da campanha acontece oficialmente no período de 1º a 30 de novembro. Tendo em vista os baixos índices pluviométricos e o longo período de estiagem que acometeu alguns municípios mineiros, a data foi prorrogada para que a resposta imunitária dos animais à vacina seja realmente eficaz, já que com a estiagem e falta de pastagem o rebanho tende a ficar mais debilitado.
De acordo com o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, a prorrogação leva em conta o acordo firmado pelo governo federal com as comunidades internacionais para viabilizar a exportação de carnes e derivados.
Vacinação e declaração
A compra da vacina contra a Febre Aftosa, bem como a vacinação dos bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade e a declaração da vacinação nos escritórios do IMA deverão ser realizadas dentro dos períodos definidos para duração da referida etapa de vacinação.