Possível aumento de tarifa de importação na Ucrânia preocupa setor de suínos

País se tornou o principal destino da carne após as restrições impostas pela Rússia em 2011Apesar do ótimo desempenho da cadeia suinícola no mercado externo no último mês, notícias recentes trazem motivos para preocupação. No dia 27, a Ucrânia informou à Organização Mundial do Comércio (OMC) a intenção de elevar a tarifa de mais de 350 produtos importados. A Ucrânia é um importante mercado para a cadeia suinícola brasileira, tendo se tornado o principal destino da carne após as restrições impostas pela Rússia em 2011.

Entre janeiro e agosto de 2012, os embarques da carne suína in natura à Ucrânia totalizaram 82,5 mil toneladas, o que representa 26,3% do total das exportações da carne suína brasileira. A Rússia ficou com a segunda posição, tendo importado, no mesmo período, 81,4 mil toneladas da carne brasileira.

O Brasil exportou 54,5 mil toneladas de carne suína in natura em setembro, o maior volume embarcado desde outubro de 2009, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) analisados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A quantidade exportada em setembro foi 16% maior frente à de agosto e expressivos 55,3% superior à de setembro de 2011.