Segundo dados do Departamento de Esportes da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), ocorreram crescimentos nos dois eventos. Fazendo um comparativo em relação às inscrições, o total deste ano foi de 3.859 conjuntos (3.233 pela ABQM e 626 pela AQHA), sendo 1.811 referentes ao Potro do Futuro e 2.048 da Copa dos Campeões, enquanto que às de 2013 foram 3.617 conjuntos (1.634 do Potro e 1.983 pela Copa), proporcionando assim um aumento de 7%. Já em relação aos cavalos, também houve um acréscimo de 4,5%, passando de 1.799 em 2013 para 1.880 na atual temporada.
Além destes números, ocorrerá pela primeira vez, em caráter experimental, o Derby ABQM de Três Tambores nas classes Aberta e Amador, com a participação de 94 conjuntos.
Para a premiação, os números passaram de R$ 790 mil no ano passado para R$ 830 mil na atual versão. Além do valor em dinheiro, mais de 280 fivelas e 800 troféus estarão sendo disputados por cowboys de todo o Brasil em 19 modalidades diferentes. No Trabalho, são elas: Apartação, Breakaway Roping, Bulldog, Cinco Tambores, Laço Cabeça, Laço Comprido, Laço de Bezerro – Técnico e Cronômetro, Laço em Dupla, Laço Pé, Maneabilidade e Velocidade, Ranch Sorting, Rédeas, Seis Balizas, Team Penning, Três Tambores, Western Pleasure e Working Cow Horse; além do Julgamento de Conformação e Performance Halter.
– São números que demonstram o crescimento sustentável da raça e a confiança no trabalho que a diretoria vem realizando com melhorias estruturais nos eventos, procurando sempre oferecer mais conforto e segurança tanto para que participa ativamente das competições como para aqueles que acompanham as provas das arquibancadas – disse o presidente da ABQM, Marcelo Waldemarin Alves Ferreira.
Acompanhe a entrevista com o diretor de Comunicação da ABQM, Abdalla Jorge Abib: