Preço da arroba do boi gordo em Mato Grosso registra desvalorização maior do que em praças vizinhas, diz Imea

Segundo boletim semanal do órgão, em Colíder, valor só é maior do que o praticado em Rondônia e TocantinsO preço médio da arroba do boi gordo em Mato Grosso registrou desvalorização na comparação com outras praças do Centro-Norte do país na última semana, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Conforme análise do órgão, o menor patamar se deve, entre outras razões, ao fato de, apesar da oferta restrita de bovinos prontos no país em 2011, o Estado registrou aumento de animais disponíveis para abate.

Com base no cálculo do diferencial de base com relação à média do Estado de São Paulo, Colíder possui, entre as seis regiões pesquisadas, o segundo menor preço, com o diferencial de -13,5%. O valor é maior do que o praticado apenas em Rondônia e Tocantins, de -13,9% e -16,4%, respectivamente.

Já a região de Cuiabá, no mesmo período, apresentou um diferencial de -10,9%, próximo dos -10,5% de Rio Verde e superior aos -11,1% de Goiânia. No entanto, desde então, o diferencial das duas praças mato-grossenses se ampliou em relação às demais, tornando o preço pago em Mato Grosso o menor entre as praças. Atualmente, o diferencial de base de Colíder e Cuiabá está em -12,6% e -10,7%, respectivamente, enquanto o boi de Rondônia está em -8,4%.