Os preços ofertados pelos frigoríficos têm recuado nos últimos dias, mas o volume de negócios não é alto. Atualmente, os animais de praças vizinhas compõem boa parte dos abates paulistas.
Outro fator que colaborou com a pressão é o fraco escoamento da carne no mercado atacadista com osso. Passado o período de abastecimento do varejo, a demanda seguiu fraca e os estoques de carne continuam abastecidos. O boi casado de animais castrados recuou e está cotado em R$ 6,49 o quilo. A vaca casada está cotada em R$ 6,15 o quilo.
>> Confira a cotação da arroba do boi gordo fornecida pela Scot Consultoria
Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a demanda por carne bovina segue abaixo das expectativas do setor em dezembro. Dessa forma, agentes de frigoríficos têm tentado comprar novos lotes a preços menores, mesmo em unidades onde as escalas estão relativamente curtas.
Além disso, de acordo com pesquisadores do Cepea, alguns frigoríficos estão recebendo animais já contratados anteriormente, o que diminui a necessidade de compra. Por outro lado, a oferta de animais prontos para abate ainda não aumentou de forma expressiva. Neste cenário, as negociações têm sido limitadas.