Preço do bezerro atinge recorde em Mato Grosso do Sul

Produtor do Estado consegue comprar 1,81 bezerro para cada boi gordo vendidoA cotação do bezerro encerrou o mês de maio com média de R$ 1.049 a cabeça em Mato Grosso do Sul, o melhor resultado já registrado no Estado. As informações são do Departamento de Economia da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).

Para a gestora econômica da Famasul, Adriana Mascarenhas, com esse valor, o produtor sul-mato-grossense consegue comprar 1,81 bezerro com a venda de um boi gordo. 

– No mês de maio, o boi gordo teve média de R$ 115,31 a arroba, muito acima dos preços praticados no período. Entretanto, as cotações do bezerro também acompanharam este movimento de elevação, comprometendo a rentabilidade do pecuarista- avalia.
 
De acordo com os números do Departamento de Economia, a relação de troca entre o boi gordo e o bezerro praticada em maio é a menor desde janeiro de 2012, com redução de 5,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a equivalência era de 1,91 bezerro.
 
O diretor secretário do Sistema Famasul, Ruy Fachini, ressalta que o atual cenário comprova a projeção desenhada no início do ano.

– Em fevereiro já afirmávamos que a planilha do produtor continuaria apertada devido aos preços do bezerro e boi magro. Para melhorar sua rentabilidade, o criador de gado precisa aprimorar sua gestão administrativa e adotar um sistema de controle de custos- recomenda o dirigente.

• Mercado do boi gordo segue firme em São Paulo

 • Exportação de carne cresce em volume e receita em maio, em relação a 2013