Nas principais praças do país, o boi gordo está cotado em torno R$ 80,00 por arroba há pelo menos quatro meses. Segundo especialistas, o cenário de alta é resultado de ciclos que vem ocorrendo desde o final de 2007. Há três anos, o boi gordo estava valorizado. A trajetória se manteve em 2008 e o pecuarista investiu no rebanho. Com mais oferta, em 2009 a arroba teve queda nos preços. Aí o produtor voltou a ter prejuízo e diminuiu o rebanho. Por isso, desde março deste ano, as cotações voltaram a subir.
Em São Paulo, a arroba está custando cerca de R$ 82,00, 5% a mais do que no mesmo período de 2009. Os pecuaristas afirmam que com a alta no mercado do boi gordo o setor está se recuperando. A Associação Nacional de Produtores de Bovinos de Corte (ANPBC) alerta que o preço em alta não significa mais dinheiro no bolso do produtor.
? Não é porque o preço está em alta que a remuneração para o produtor, em rentabilidade, está melhor. Não está. É preciso que continuar sendo rigoroso nos custos e buscando uma melhor produtividade, aumentando o número de cabeças por área, fazendo uma negociação com o frigorífico que influencie em sua escala e melhorando cada vez mais a relação de troca com o frigorífico ? explica o presidente da entidade, José Antônio Fontes.