Preço do frango segue em queda e exportações podem ter recuperação

De acordo com o Cepea, oferta de animais para abate está ligeiramente maiorAs cotações da carne e do frango vivo seguem em queda na maioria das regiões pesquisadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Além dos elevados patamares de preços da carne continuarem inibindo o consumo, a oferta de animais para abate está ligeiramente maior.

Quanto às exportações, o volume de carne de frango in natura embarcado nos primeiros nove meses de 2013 (de 2,6 milhões de toneladas) está 1,2% inferior ao mesmo período de 2012, segundo informações da Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Por outro lado, a receita obtida com as exportações atingiu recorde para o período, de R$ 11,2 bilhões.

Para o último trimestre de 2013, porém, a Ubabef (União Brasileira de Avicultura) prevê recuperação nos embarques nacionais, de modo que atinjam, ao menos, a mesma quantidade vendida ao longo de 2012, de 3,6 milhões de toneladas. Países como Venezuela, México e Arábia Saudita podem aumentar as compras do produto brasileiro nos próximos meses. Além disso, historicamente, os embarques de carne de frango, em geral, crescem no último trimestre do ano.