Preço do leite ao produtor gaúcho registra estabilidade neste início de ano

Previsão era de alta por causa da estiagem, mas fenômeno não foi tão intenso nas regiões produtorasO preço de referência do mês de janeiro fechou em R$ 0,61 pagos por litro de leite ao produtor. Isso representa uma estabilidade em relação a dezembro de 2010, que também teve o mesmo valor. Os números foram divulgados pelo Conselho Estadual do Leite, que se reuniu nesta terça, dia 22.

Segundo o assessor de política agrícola da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag), existia uma grande expectativa de perdas devido à estiagem. Mas Aírton Hochscheid explica que o fenômeno não foi tão intenso pelas regiões produtoras, o que manteve a normalidade de preços.

? Os indicativos apresentavam uma redução maior na produção em função do fenômeno La Niña. Felizmente, na maior parte do Estado, as chuvas foram normais e não afetou tanto a produção. Então existe uma oferta de produção que não reflete aquela projeção que havia sido feita em razão da estiagem, o que causou uma certa estabilidade dos preços ? acredita.

A projeção para fevereiro ainda é de uma estabilidade, mas a partir do próximo mês devem ser registradas altas por causa do período de entressafra. Conforme o dirigente da Fetag, isto deve ter reflexos no preço ao consumidor. Dados da Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas) apontam que o litro do leite nas gôndolas já apresenta aumento nos últimos dias.