Preço pago ao produtor de leite apresenta queda em quase todo o país em janeiro

Média nacional, no entanto, ficou 0,4% maior, puxada pelas altas do leite na região Nordeste, onde o clima tem prejudicado a produçãoOs preços do leite ao produtor caíram no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país no pagamento realizado em janeiro deste ano, que remunera a produção entregue em dezembro de 2012, segundo levantamento da Scot Consultoria. A pressão de baixa tem ocorrido em função da maior oferta de leite, em especial nos Estados de Goiás e São Paulo, onde os volumes são crescentes desde setembro do ano passado.

Na análise da média Brasil ponderada, no entanto, o preço do leite subiu 0,4% no pagamento de janeiro. O aumento foi puxado pelas altas do leite no Nordeste, onde o clima tem prejudicado a produção. A média nacional ficou em R$ 0,829 por litro no pagamento de janeiro, referente à produção de dezembro de 2012.

Os estoques mais confortáveis para alguns produtos lácteos diminuem a concorrência entre as indústrias pela matéria-prima. No Nordeste, o cenário é de queda na produção e os preços do leite subiram no pagamento de janeiro.

Para os pesquisadores, 61% dos laticínios pesquisados no país devem registrar estabilidade nos preços aos produtores para o pagamento a ser realizado em meados de fevereiro e 27% devem apresentar queda.

>> RuralBR: confira a cotação atualizada do leite