Além disso, na região de Campinas (SP), o preço médio da tonelada de farelo de soja em julho foi de R$ 1.132,66. O valor ficou 88,1% acima do registrado em julho de 2011, em termos nominais. O preço do milho, na média do mês, ficou um pouco abaixo da média de julho do ano passado, mas o aumento de 38% ao longo de julho, considerando-se o Indicador Esalq/BM&FBovespa, assustou compradores.
Indústria tem margens melhores
O mercado atacadista de carne bovina trabalhou em baixa nesta quarta, dia 1º, conforme levantamento da Scot Consultoria. O boi casado de animais castrados teve queda de 1% e está cotado em R$ 5,92 o quilo. O preço atual é 7% menor que o de um ano atrás, porém, na avaliação dos técnicos, a margem da indústria melhorou.
A diferença entre o preço pago pela arroba do boi gordo e o Equivalente Físico, que determina o valor de venda da carcaça com osso, está em -3%. Há um ano era 6% menor. Ou seja, a redução no preço da matéria-prima, o boi gordo, que está 9,3% menor do que há um ano, piora a situação para o pecuarista, mas ajuda a indústria. Este panorama é cíclico, segundo a Scot, e deve ocorre o contrário quando o preço da arroba voltar a subir e a oferta de animais terminados diminuir.
>>> Confira o site Cotação