Preços da carne suína e do animal vivo se sustentam apesar da baixa liquidez

Muitas indústrias reduziram ou suspenderam as atividades devido ao feriado prolongadoMesmo com a esperada redução nas negociações devido ao Carnaval, os preços do suíno vivo e da carne se mantêm praticamente estáveis desde meados da semana passada. Com o feriado prolongado, muitas indústrias reduziram ou mesmo suspenderam as atividades.

Alguns agentes aguardam uma maior movimentação do mercado para se reposicionar. Nos últimos dias, os preços do suíno vivo apresentaram leves variações positivas ou estabilidade na maioria das regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Alguns agentes acreditam que o mercado deve melhorar em março, mas outros lembram que o período de Quaresma é tradicionalmente uma época em que as vendas de carne suína são mais difíceis. Analisando-se a série de preços do Cepea iniciada em 2004, em quase todos os anos, com exceção de 2006 e 2007, os preços pagos ao produtor pelo suíno aumentaram desde a quarta-feira de cinzas até a quinta-feira que antecede a Páscoa.