Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Preços do leite ao produtor mantiveram alta em maio

Estado de Goiás registrou o maior índice do período (7,58%)Os preços do leite ao produtor mantiveram a tendência de alta no mês de maio. O aumento foi de quase 6% em relação ao mês anterior. Os dados foram divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq.

Segundo a pesquisa, nos últimos meses a captação de leite vem diminuindo, o que provoca a recuperação dos preços ao produtor. O levantamento do Cepea revela que o valor médio bruto foi de R$ 0,6625 o litro em maio, sem contar impostos nem o frete. O preço representa um aumento de 5,86% em relação ao mês anterior.

O valor é calculado com base nas cotações dos sete Estados considerados para a média nacional (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia).

Entre as regiões pesquisadas, o maior aumento ocorreu em Goiás, onde o litro ao produtor foi reajustado em 7,58%. Já o menor reajuste foi de 2,44% por litro, na Bahia. Es Estados de Minas e São Paulo registraram aumentos iguais no mês passado e continuam a ter os maiores valores pagos aos produtores.

A queda na oferta também influenciou as cotações do leite UHT, tanto no atacado quanto no varejo. No mercado atacadista de São Paulo, a média de preços foi de 1,72/litro em abril, aumento de 18%, em relação a março, quando atingiu R$ 1,46/litro de março.

De acordo com os pesquisadores, a alta significativa nos preços do leite UHT pode levar o consumidor a substituir o produto pelo leite em pó, que está mais barato.

Para a maior parte dos produtores consultados, a tendência de valorização no preço e queda na produção deve ser mantida em junho e julho.

Sair da versão mobile