Preços do leite voltam a subir no mês de março

Alta é reflexo do consumo constante e da queda na produção, diz CepeaSegundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços do leite chegaram a subir 2,5% no mês de março. Para o centro, a alta é reflexo do consumo constante e da queda na produção.

O excesso de chuva e calor foram alguns dos responsáveis pela queda de 20% na produção de Carlos José Zaraick, de Lorena (SP). Antes, ele chegava a produzir 13 mil litros de leite por dia.

– Tivemos um verão atípico esse ano, com um período de chuva concentrado em um pequeno espaço de tempo, o que elevou demais a umidade relativa – comenta o produtor.

Além das variações climáticas, outro fator que contribuiu para diminuir a produção de leite foi o alto custo da soja e do milho no ano passado. Com isso, os produtores foram obrigados a dar ao rebanho uma menor quantidade de ração concetrada.

A baixa oferta fez com que a Cooperativa de Laticínios do Vale do Paraíba (Comevap) passasse a pagar aos produtores 5% a mais no preço do litro de leite.

– No final do ano, estávamos produzindo cerca de 140 mil litros diários. Hoje, estamos na faixa de 115 mil. A oferta diminuiu, o que automaricamente vai afetar o mercado nos próximos meses – comenta José Francisco Gomes, presidente da Comevap.

Dados do Cepea mostram que a captação de leite no mês de fevereiro caiu 3,29% na média nacional, que considera sete estados produtores. Em São Paulo, o recuo chegou a 7,5%.

Clique aqui para ver o vídeo