Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Preços de mercado favoráveis geram expectativa positiva para feira de novilhas da Expointer

Remate é um dos principais na categoria de bovinos rústicos do eventoCom disponibilidade de crédito e os negócios aquecidos no interior do Rio Grande do Sul, a Feira de Novilhas Selecionadas, um dos principais remates de bovinos rústicos da Expointer, deve pelo menos repetir o resultado de 2010, avalia a Federação da Agricultura (Farsul). O evento, em parceria com a Associação Brasileira de Angus (ABA), tem mil animais inscritos, número semelhante ao do ano passado.

O coordenador da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, Francisco Schardong, elenca uma série de fatores que considera positivos para os negócios. Além da oferta de recursos pelos bancos, o preço do boi gordo acima de R$ 3 o quilo vivo, os resultados das feiras de outono e os remates de gado geral no Rio Grande do Sul são o termômetro para a Expointer e indicam que o produtor vai investir em animais de qualidade. Nem a ameaça de crise no Exterior, com possíveis reflexos no Brasil, é vista como ameaça.

? Em época de crise, alimento é a moeda que manda. Poderemos superar as médias do ano passado ? diz Schardong.

Em 2010, a feira movimentou R$ 562 mil, com a comercialização de 721 fêmeas.

Assim como as novilhas, o número de inscrições dos demais bovinos rústicos permaneceu praticamente estável. São 373 exemplares das raças angus, hereford, braford e devon, ante 378 ano passado. O crescimento ocorreu apenas no angus, que neste ano vai levar 142 animais rústicos à Expointer. No ano passado, foram 84.

? O Devon diminuiu de 100 para 39, mas eles aumentaram a participação em animais de argola, de 50 para 74 ? observa o chefe de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, Honório Franco.

No total, incluindo pequenos animais, as inscrições de rústicos subiram 28%, para 1.941. A diferença ocorreu principalmente nos pássaros, que terão mais do que o dobro de animais em Esteio (RS).

Entenda a diferença

Rústicos: são animais de raça criados a campo pelas cabanhas

Animais de argola: expoentes genéticos das cabanhas, utilizados para o aprimoramento das raças e com cuidados maiores em relação a alojamento e alimentação

Rústicos inscritos

Angus: 142
Braford: 103
Devon: 39
Hereford: 89
Novilhas: 1.000
Pássaros: 482
Chinchilas: 46
Coelhos: 40

Sair da versão mobile