Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Preços de suínos registram melhora nesta semana

Por outro lado, cotações de frango e boi gordo têm quedaO mercado de carnes apresentou desenvolvimentos distintos nesta semana, com as cotações de suínos registrando recuperação, enquanto os preços do frango tiveram uma piora e o do boi gordo uma leve desvalorização. 

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as cotações de suínos vivos voltaram a subir, após as fortes quedas vistas desde meados de novembro. As processadoras aproveitaram o período para formar estoques para o final do ano.

A expectativa de aquecimento do consumo, com base no aumento da compra de carne bovina e recebimento do 13º salário, também colaborou para melhora do cenário, assim como a oferta restrita de animais.

Frango

No caso do frango, a Cepea constatou que o descompasso entre a oferta e a demanda – com o primeiro em patamares relativamente maiores que o segundo – continuou pressionando os preços.

A queda das exportações em novembro, redirecionando a proteína para o mercado interno, agravou a questão dos preços. Além disso, as granjas consultadas pelo Cepea informaram que há animais vivos sobrando, por conta do enfraquecimento da demanda.

Mesmo com a recente queda nos embarques, a expectativa é de que as vendas ao mercado externo terminem 2014 com a maior quantidade em um ano, diminuindo a pressão negativa sobre os preços internos. Na média diária, foram vendidas 14,8 mil toneladas de carne de frango in natura em dezembro, 5,7% acima que o registrado no mesmo período do ano passado.

– Caso o ritmo atual seja mantido, as exportações encerrarão dezembro com 295,4 mil toneladas, totalizando volume anual de 3,63 milhões de toneladas, o maior já registrado, segundo a série histórica da Secex [Secretaria de Comércio Exterior] – diz a Cepea.

Boi gordo

Segundo pesquisa realizada pela Scot Consultoria, houve queda no preço da arroba do boi gordo em sete de 31 praças pesquisadas ontem, dia 11, por conta das fracas vendas no mercado atacadista de carne com osso no início da semana, contrariando as expectativas para o período. Ontem, a arroba do bovino terminado subiu no Sul de Goiás, Norte de Minas Gerais e na região de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

No entanto, o estudo afirma que a cotação do boi gordo não deve sofrer fortes desvalorizações, uma vez que não há excesso de oferta.

– Em curto prazo não há expectativa de reação nas vendas de carne a ponto de ocasionar alterações significativas de preços – diz a Scot. 

Sair da versão mobile