Prefeitura de Londrina (PR) espera comercializar 15 toneladas de peixe vivo em feira

Preço do peixe é tabelado entre bancas e garante rentabilidade para os piscicultores nos três dias de feiraNo Paraná, produtores estão vendendo peixes diretamente para o consumidor nestes dias que antecedem a Sexta-feira Santa. A prefeitura de Londrina, que organiza a Feira do Peixe Vivo no município, estima que sejam comercializadas até o fim da semana 15 toneladas de peixe.

• Leia mais sobre o setor

Na propriedade no município de Cambé, no norte do Estado, são criados mais ou menos 120 mil peixes por ano. Com um sócio, o piscicultor Hussein Samir Janene, cria pelo menos três espécies de peixes, a tilápia é a principal delas. Os peixes sem do pesqueiro para o mercado, com até 800 gramas. A produção abastece frigoríficos na região.

A Semana Santa muda a rotina dos piscicultores da região, devido a grande procura pelo produto, eles trabalham dobrado. O preço do peixe vivo na feira é tabelado. O quilo da tilápia em qualquer banca custa R$ 12, e do pacu, R$ 13.

O piscicultor, Mauri Calderon, conta que na feira ele ganha três vezes mais que nas vendas que faz para o fornecedor nas outras épocas do ano. Ele instalou no evento uma espécie de tanque, oxigênio para manter os peixes vivos. Segundo ele, o cliente escolhe, e o peixe “está na mão”.

• Feira de pescado da Ceagesp movimenta o litoral de São Paulo

Clique aqui para ver o vídeo