Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Prejuízo por gripe aviária no México deve chegar a US$ 351 milhões, prevê governo

Segundo ministro da Agricultura do país, pelo menos 20 milhões de galinhas poedeiras morreram em função da doençaO prejuízo financeiro da indústria de frangos do México devido ao surto de gripe aviária em Jalisco, maior Estado produtor de ovos do país, deve totalizar 4,6 bilhões de pesos (US$ 351 milhões), disse o ministro da Agricultura mexicano, Francico Mayorga. De acordo com estimativas preliminares, o vírus H7N3, que não afeta seres humanos, levou ao abate ou à morte de 20 milhões de galinhas poedeiras.

Conforme o ministro, até o fim de novembro, o plantel de frangos do México deve se recuperar para os níveis observados antes da eclosão do surto, em junho. Até o momento, Jalisco já conta com cerca de 4,5 milhões de galinhas novas.

Segundo Mayorga, nenhum novo caso do vírus foi detectado nas últimas duas semanas. No entanto, ele destacou que a situação de emergência “ainda não havia terminado” no que se refere aos preços de ovos de galinha. Isso porque a seca nos Estados Unidos continua puxando os preços internacionais dos grãos e gerando aumento dos custos de produção da indústria avícola, que usa milho e sorgo como ração.

– Mesmo que tenhamos um abastecimento normal, isso não significa que os preços vão voltar ao patamar de junho – afirmou.

Por enquanto, galinhas poedeiras que normalmente são abatidas após seu primeiro ciclo de reprodução estão sendo mantidas vivas durante dois ou três ciclos de fornecimento de ovos para aumentar a oferta doméstica do produto. O México também está aguardando importações livres de impostos de ovos da Costa Rica, do Chile e, possivelmente, da Colômbia e Malásia.

Sair da versão mobile