Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Presidente da Conab afirma que preço pago pelo trigo pode ser atualizado em 2009

Wagner Rossi concedeu entrevista ao programa Mercado e CompanhiaO presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Wagner Rossi, afirmou em entrevista ao programa Mercado e Companhia, do Canal Rural, desta terça, dia 2, que o governo vai continuar a política de aquisição direta do trigo como forma de garantir que o produtor não perca dinheiro depois da colheita. Ele adiantou ainda que a companhia pretende atualizar o preço pago pela tonelada dos grãos a partir de 2009.

Ele ressaltou que o grão é o único em que o país não é auto-suficiente, razão pela qual o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, elaborou um pacote de apoio à triticultura. De acordo com ele, a companhia seguirá garantindo um preço mínimo pago ao produtor, hoje em R$ 480 a tonelada, mas ressaltou que a Conab tem propostas de atualização dos preços a partir de março de 2009.

Com relação ao armazenamento dos grãos produzidos no Brasil, Rossi afirmou que o Brasil não tem déficit, tendo em vista que a produção nacional é de 143 milhões de toneladas, enquanto a capacidade estática da Conab é de 125 milhões de toneladas. Isso permitiria que praticamente toda a safra de grãos brasileira fosse armazenada, o que não ocorre. Do restante, a maior parte é exportada, como a soja, ou direcionada ao consumo interno, como o milho e o próprio trigo.

Consumo

Para a safra 2008/09, a Conab estima uma produção de 5,4 milhões de toneladas de trigo, crescimento de 41,9% em relação ao ciclo anterior. Essa estimativa assegurará 50% do consumo interno. O Paraná é o maior estado produtor, seguido pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A colheita no país começou neste mês e deve seguir até dezembro, de acordo com a região.

Sair da versão mobile