Destaque no primeiro dia, tanto na morfologia quanto nas demais provas, a égua Ñandu Tenebrosa ficou em primeiro lugar entre as fêmeas, seguida de Carulo Lenguita e Chake La Zamba. Entre os machos, os classificados foram Dormido Centenário e Charque Juego.
No encerramento da classificatória, o trio de jurados ? Alexandre Suñe, Francisco Fleck e Luís Martins Bastos Neto ? afirmou ter ficado impressionado com o nível dos ginetes e dos animais.
? Eu havia julgado uma credenciadora na Argentina há dois anos e posso dizer que a competição evoluiu muito por aqui. Os competidores podem brigar de igual para igual com os brasileiros no Freio de Ouro ? afirmou Fleck.
Para finalizar a primeira classificatória de forma emocionante, houve uma paleteada disputada. Os cavalos Charque Juego e Dormido Centenário correram juntos e brindaram o público com uma excelente prova na qual obtiveram notas que elevaram a média final.
Veja a classificação:
Fêmeas
1ª) Ñandu Tenebrosa
Box 17. Por Basco El Simbolo e Andu Yancamil. Pelagem baia. Propriedade de Juan Victor Tronconi Ballester.
Nota final: 19,921
2ª) Carulo Lenguita
Box 14. Por Nochero Muere Pollo e Carulo Lenga. Pelagem colorada. Propriedade de Sofia Masqueda e La Ignacia de Ballester.
Nota final: 18,850
3ª) Chake La Zamba
Box 18. Por BT Jaguae e Chake La Bofetada. Pelagem colorada. Propriedade de Ricardo Matho.
Nota final: 18,170
Machos
1º) Dormido Centenário
Box 7. Por Maquenachuchoca e Dormida Linda Rosa. Pelagem zaina negra. Propriedade da cabanha Las Caldenas.
Nota final: 18,872
2º) Charque Juego
Box 6. Por Curitoro Facon e Charque Altamisa. Pelagem gateada. Propriedade de Julio Alberto Ballester.
Nota final: 18,761