Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Primeira etapa da campanha de vacinação contra aftosa em SP termina na terça

Produtores deverão declarar a vacinação até o dia 7 de junho, de forma online ou presencial, nos Escritórios de Defesa Agropecuária

Fonte: Prefeitura de Rio Bonito (RJ)

A primeira fase de vacinação do gado contra a febre aftosa no estado de São Paulo termina na próxima terça, dia 31. A campanha tem como objetivo imunizar todos os bovinos e bubalinos de até dois anos, informa a Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento.

Os produtores deverão declarar a vacinação até o dia 7 de junho, de forma online ou presencial, nos Escritórios de Defesa Agropecuária (EDAs). A segunda fase será aberta em novembro para vacinar os animais de todas as idades.

A vacinação é fundamental para manutenção do bom status sanitário paulista, informa a secretaria. Isso influi diretamente nas exportações de carne, já que um possível foco da doença pode fechar mercados internacionais e restringir também o mercado interno – significando ao produtor rural prejuízos que podem chegar a milhões de reais.

Dados da secretaria mostram que, na etapa de maio de 2015, foram vacinados 4.173.816 bovinos na faixa etária de zero a 24 meses, representando um índice de cobertura vacinal de 99,43% do total. Na etapa de novembro de 2015, quando todos os animais devem ser imunizados, foram vacinados 10.280.723 bovinos, o que representou 99,03% do total.

São Paulo tem o reconhecimento internacional de estado livre da febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O último foco de febre aftosa registrado no estado ocorreu em março de 1996.

Sair da versão mobile