A primeira fase de vacinação do gado contra a febre aftosa no estado de São Paulo termina na próxima terça, dia 31. A campanha tem como objetivo imunizar todos os bovinos e bubalinos de até dois anos, informa a Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento.
Os produtores deverão declarar a vacinação até o dia 7 de junho, de forma online ou presencial, nos Escritórios de Defesa Agropecuária (EDAs). A segunda fase será aberta em novembro para vacinar os animais de todas as idades.
A vacinação é fundamental para manutenção do bom status sanitário paulista, informa a secretaria. Isso influi diretamente nas exportações de carne, já que um possível foco da doença pode fechar mercados internacionais e restringir também o mercado interno – significando ao produtor rural prejuízos que podem chegar a milhões de reais.
Dados da secretaria mostram que, na etapa de maio de 2015, foram vacinados 4.173.816 bovinos na faixa etária de zero a 24 meses, representando um índice de cobertura vacinal de 99,43% do total. Na etapa de novembro de 2015, quando todos os animais devem ser imunizados, foram vacinados 10.280.723 bovinos, o que representou 99,03% do total.
São Paulo tem o reconhecimento internacional de estado livre da febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O último foco de febre aftosa registrado no estado ocorreu em março de 1996.