Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Primeira fase do defeso do camarão começa em abril no Norte do país

Objetivo é a proteção dos camarões jovens em fase de recrutamento e desovaPrimeira fase do defeso do camarão será realizada de 1º de abril a 15 de maio, segundo o superintendente do Ibama no Estado de Sergipe, Manoel Rezende Neto. Neste período estarão proibidas as atividades de captura, conservação, beneficiamento, comercialização ou industrialização do camarão rosa, do camarão sete barbas e do camarão branco na área compreendida entre os Estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e os municípios de Mata de São João e Camaçari, na Bahia.

O objetivo deste defeso é a proteção dos camarões jovens em fase de recrutamento e desova. Não é permitido o uso de qualquer petrecho de pesca.

As pessoas físicas ou jurídicas que se utilizam dessas atividades deverão fornecer ás superintendências do Ibama nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, até o último dia que antecede o período (31/03), relação detalhada do produto estocado, sendo tolerado o desembarque dessas espécies até o segundo dia útil após o início do defeso.

O descumprimento da portaria sujeitará os infratores às penalidades previstas na Lei n.º 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e no Decreto n.º 6514/2008. A multa para esse crime varia de R$ 700 a R$ 100 mil e poderá haver perda da embarcação, dos petrechos de pesca e do produto e o cancelamento da licença de pesca, além de os infratores serem responsabilizados por processo criminal instaurado pelo Ministério Púbico Federal.

O superintendente lembra, ainda, que o exercício da pesca de arrasto motorizado no litoral de Sergipe a menos de duas milhas náuticas da costa está sujeita às mesmas sanções.

Em Sergipe, o defeso acontece em duas fases distintas: a primeira, de 1º de abril a 15 de maio, e a segunda, de 1º de dezembro a 15 de janeiro.

Sair da versão mobile