Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produção de carne de alta qualidade destaca bovinos da raça santa gertrudis

Animais possuem precocidade sexual, habilidade maternal e se adaptam ao clima com facilidadeRaças sintéticas e cruzadas cada vez mais trazem resultados satisfatórios para o pecuarista. E isso tudo começou com o santa gertrudis. Ela é a primeira raça sintética desenvolvida no hemisfério ocidental. Foi o pontapé para o surgimento de outras importantes raças, como brangus, simbrasil, canchim e hereford.

Desenvolvido nos Estados Unidos, com sangue 5/8 shorton e 3/8 brahman, a raça chegou ao Brasil na década de 1950 e rapidamente ganhou espaço nas fazendas.

Além de se destacar pelas características de rusticidade, precocidade sexual e de acabamento, crescimento e habilidade maternal, a produção de carne do santa gertrudis é de alta qualidade e atrai criadores e consumidores em todo o país. Atualmente, mais de 50 países possuem a raça. África do Sul e Austrália são seus maiores produtores.

• Conheça as raças que geram carne de alta qualidade no Brasil

• Raça Caracu alcança resultados positivos há mais de 400 anos no Brasil

E para destacar os méritos do Santa Gertrudis na pecuária nacional, o Giro do Boi exibiu mais um episódio do especial Raças Bovinas. A série avalia os pontos positivos e negativos de cada raça, além de fazer um balanço dentro do mercado pecuário.

Nesta edição, o superintendente Técnico da Associação Brasileira do Santa Gertrudiz, José Arnaldo Amstalden, conversou com o apresentador Mauro Ortega e contar um pouco mais sobre essa importante raça.

Amstalden contou um pouco sobre os primeiros cruzamentos feitos no Texas entre as raças brahman (o zebu mais criado no mundo atualmente) e o shorton. Ressaltou também a aclimatação do santa gertrudis, que se adapta facilmente a climas extremos, como o do Centro-Oeste brasileiro, e também às temperaturas do Sul do país.

• Conheça os cuidados para evitar a diarreia neonatal dos bezerros

• Confira os preços de balcão praticados pela unidades da JBS

– No cruzamento com santa gertudis você obtém animal precoce, de terminação e ganho de peso rápido. A união do sangue com raças zebuínas para climas mais quentes e com raças europeias no Sul do país traz um ótimo desempenho. Com apenas 20, 24 meses ele chega facilmente a 500kg – afirma Amstalden.

Outra característica importante da raça, principalmente neste período de estação de monta, é a cobertura do touro a campo. Segundo Amstalden, nesse quesito o santa gertrudis também se destaca.

– O touro funciona muito bem a campo. Aguenta o calor, o frio e tem desempenho muito bom. Caminha bem e tem ótimo libido – conclui Amsltaden.

Assista às entrevistas:

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile