Produção de frangos pode crescer 4% no Rio Grande do Sul em 2013, aponta presidente da Asgav

Presidente da Associação Gaúcha de Avicultura, Nestor Freiberger, falou ao Rural Notícias desta quinta, dia 24O presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Nestor Freiberger, estimou que a produção de frangos no Estado tenha um crescimento de 3% a 4% em 2013. Em entrevista ao programa Rural Notícias desta quinta, dia 24, o dirigente expôs as dificuldades em relação aos custos de produção que os produtores do Rio Grande do Sul enfrentarm no ano passado.

Segundo ele, o Estado registrou um recuo de 6% na produção de frangos, quase o dobro da média nacional, 3,17%. Ele atribuiu a queda a problemas de logística, já que o Rio Grande do Sul precisou importar milho e soja de outras regiões devido à seca que afetou as lavouras do Hemisfério Sul. De acordo com o dirigente, os grãos representam 40% do quilo do frango, e alta chegou a 80% em 2012, o que encareceu muito o custo da produção.

– No ano passado, para trazermos uma carreta de milho do Centro-Oeste, gastamos R$ 10 mil no milho e R$ 11 mil no frete, ou seja, o valor do frete superou o do milho. Então veja o tamanho da dificuldade que o setor enfrentou – destacou o presidente.

Confira a entrevista ao Rural Notícias

Clique aqui para ver o vídeo