Produção de leite cai quase 4% e preço ao produtor aumenta 1%, avalia Cepea

No Sul do país, a redução observada no Estado catarinense foi a mais representativa, de 5%, enquanto no Paraná a diminuição da oferta foi de apenas 0,9%Apesar de o primeiro trimestre ser tipicamente período de chuvas, neste ano, a produção de leite em importantes Estados brasileiro tem diminuído desde janeiro, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. Em março, o Índice de Captação de Leite da entidade (ICAP-Leite) recuou 3,8% frente a fevereiro, de acordo com ponderação feita entre os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia.

A queda ocorreu em todos os Estados da pesquisa. Em Minas Gerais, principal produtor, a redução foi de quase 6%; em São Paulo e Goiás, houve quedas entre 3% e 4%. No Sul do país, a redução observada no Estado catarinense foi a mais representativa, de 5%, enquanto no Paraná a diminuição da oferta foi de apenas 0,9%.

Mesmo com essa queda de um mês para outro, o ICAP-Leite/Cepea ficou em patamar 1,5% acima do observado em março de 2011, quando o índice teve queda de quase 6% entre fevereiro e março. No primeiro trimestre do ano, no entanto, a captação média diária calculada pelo Cepea ficou no mesmo patamar da observada no mesmo período do ano passado.

Apesar da redução acentuada da oferta de leite, o preço médio pago aos produtores em abril (referente à produção entregue em março) subiu apenas 1,1% (quase R$ 0,1 por litro), indo para R$ 0,8676 por litro. Com relação ao mesmo período do ano passado, a média apresentou aumento de 4% em termos reais, ou seja, descontando-se a inflação do período.

Nesta época do ano, é esperado que a oferta de leite siga diminuindo com a redução das pastagens. Entretanto, indústrias e cooperativas consultadas pelo Cepea continuam relatando que a demanda desaquecida por produtos lácteos e as elevadas importações, especialmente de queijos e leites em pó, estão prejudicando o mercado. Apenas no primeiro trimestre deste ano, o volume importado em equivalente leite representou 7% da produção formal divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o mesmo período de 2011. O cálculo teve como base também dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).