Para aumentar a produção, o custo também sobe. Estima-se que a vaca consuma, em alimento, 60% do que ela produz em leite. Por isso, é preciso buscar formas de baixar custos para dar viabilidade à atividade.
No Brasil, a produção de leite é feita de extremos. Em Santa Catarina, a média de produtividade atingiu, em 2010, 4.432 litros por vaca, ao ano, enquanto em Roraima, a média ficou em 312 litros por vaca, ao ano. O custo para produzir um litro de leite também é variável. De acordo com a Scot Consultoria, o valor para produção varia entre R$ 0,50 e R$ 0,70 por litro, dependendo do manejo aplicado.
A maior parte do rebanho leiteiro ainda é alimentado com pastagens, que apresenta um custo menor, porém tem volume menor em relação aos animais que recebem suplementação no cocho, alternativa cada vez mais usada pelos pecuaristas.
Para falar sobre o assunto, o Jornal da Pecuária, exibido no Canal Rural, entrevistou o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Leonardo de Oliveira Fernandes.
Assista à entrevista: