Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtor rural do Espírito Santo faz queijo minas sem lactose

Queijo já está ganhando espaço em supermercadosTodos têm o direito de sentir o sabor gostoso de um queijo Minas. Mas e quem tem intolerância à lactose (açúcar presente no leite e seus derivados)? Se depender do empresário Leandro Carnielli essas pessoas também vão poder desfrutar desse prazer. Isso porque, em sua fazenda, no Espírito Santo, foi desenvolvido o queijo tipo minas padrão sem lactose. A insistência de clientes para a criação desse novo produto abriu as portas de um mercado promissor para o empresário.

O empenho do empresário em desenvolver o produto veio a partir do apelo de uma família de amigos em que todos tinham o problema de intolerância à lactose. Leandro é um dos proprietários da Fazenda Carnielli, localizada a 104 quilômetros da capital Vitória.

Na propriedade rural, além de ser explorado o turismo, devido às belezas naturais do local, também são feitos produtos caseiros, como queijos maturados, defumados, cafés, embutidos e derivados de porco, fubá de moinho, polenta, biscoitos e doces, além dos produtos sem lactose: queijo, leite e iogurte. Para desenvolver essa linha de produtos, o empresário contou com o apoio de uma bioquímica. Foram dois anos de pesquisa.

? A produção quase foi abandonada por falta de padrão e grandes perdas. O Estado também não facilita a vida do pequeno produtor. Tive muitas dificuldades para regulamentar o produto ? lembra Leandro.

Após alcançar o padrão de qualidade, com comprovação de índices insignificantes de lactose, o queijo ganhou mercado. Há quatro anos, a nova versão do queijo minas atende ao público classe A, já que se trata de um alimento caro. Os médicos passaram a indicar o consumo do produto e os supermercados o comercializam cada vez mais. Em 2008, a fazenda chegou a vender 500 quilos de queijo por mês, mais que o queijo tradicional. Leandro garante que o queijo Minas padrão sem lactose tem o mesmo sabor que o tradicional.

Sair da versão mobile