No trimestre encerrado em 31 de julho de 2011, a empresa lucrou US$ 82,1 milhões, ou US$ 0,49 por ação, acima dos US$ 76,3 milhões, ou US$ 0,46 por ação, registrados no mesmo período do ano anterior. Sem considerar despesas com processos judiciais e outros custos, o lucro foi de US$ 0,69 por ação.
O faturamento cresceu 6,7% no período, para US$ 3,09 bilhões. Já a margem bruta subiu de 12,7% para 13,2%. Analistas consultados pela Thomson Reuters previam lucro de US$ 0,67 por ação sobre receita de US$ 3,15 bilhões.
Os resultados da Smithfield melhoraram no último ano, uma vez que a companhia tem sido capaz de repassar com êxito os gastos maiores com ração animal. O fechamento em abril de uma unidade de processamento no Estado de Iowa deixou as ofertas mais apertadas no setor. Fortes exportações, particularmente para Ásia, também impulsionaram a demanda.
No segmento de carne suína, principal linha de negócios da companhia, as vendas tiveram alta de 7,6% no primeiro trimestre fiscal, incluindo um aumento de 8,9% para produtos frescos e de 6,4% para embalados. O setor de criação de suínos nos Estados Unidos registrou um faturamento 16% maior, e o de negócios internacionais teve expansão de 19%.
As informações são da Dow Jones.