Também está definida a participação dos produtores na feira Mercoláctea, em março, em Chapecó (SC), e na Feileite, em novembro, em São Paulo. A cooperativa, formalmente constituída em janeiro do ano passado, em uma ação impulsionada pelo Sebrae/RS, por meio do Programa Juntos para Competir, conta atualmente com 45 associados.
O Programa Juntos para Competir, desenvolvido pelo Sebrae/RS, em parceria com a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) busca organizar e aprimorar as cadeias produtivas do agronegócio no Rio Grande do Sul, como a bovinocultura de corte e leite, a suinocultura, a ovinocaprinocultura, a fruticultura, a floricultura, a vitivinicultura, a apicultura e a cultura da cana-de-açúcar e seus derivados.
De acordo com o gestor do projeto Arranjo Produtivo Local (APL) de Leite do Planalto RS, Gabriel Colle, os produtores associados à cooperativa têm uma avaliação positiva das ações impulsionadas pelo Sebrae/RS, em 2008, junto ao grupo.
? As atividades garantiram o aumento da produção e a ampliação do lucro obtido com a comercialização de leite. Os produtores se mostram bastante entusiasmados em integrar a cooperativa e satisfeitos com os resultados, apostando em um trabalho ainda mais positivo para este ano ? afirma.
Segundo o gestor, desde janeiro, quando a cooperativa foi constituída, o número de associados passou de 22 para 45, o que representa 50% do número total de produtores de leite do município. Em relação à coleta de leite, o crescimento foi de 294%, passando de 59 mil litros, em maio de 2008, para 175 mil litros, em dezembro do mesmo ano.
O consultor do Sebrae/RS Nildo José Formigheri, assinala que este ano um dos objetivos da cooperativa é ampliar o número de associados para fortalecer ainda mais o associativismo. Segundo ele, o projeto APL de Leite do Planalto RS está realizando um levantamento em 23 municípios da região Planalto para impulsionar a formação de grupos de produtores que queiram integrar o novo projeto direcionado ao setor leiteiro.
? Após a constituição desses grupos, faremos um trabalho de visita às propriedades com a participação das Secretarias da Agricultura municipais e demais entidades do setor para realizarmos um diagnóstico sobre os aspetos que necessitam ser melhorados. A partir daí, os produtores serão orientados a participar do curso D’Olho na Qualidade e outras capacitações com o objetivo de profissionalizar a produção de leite ? completa.
O consultor em agronegócio, Semar Bonavigo, destaca que a assessoria prestada pelo Sebrae/RS aos associados da cooperativa garante solidez às ações desenvolvidas pela entidade junto aos produtores de leite do município.
? Para 2009, a cooperativa pretende adquirir um veículo próprio para o transporte de leite, criar uma unidade de formulação de ração própria, além de implementar um programa de pastagem conjunto e contratar um veterinário para buscar o melhoramento genético do rebanho. Por meio dessas ações, esperamos impulsionar ainda mais os negócios, visando o crescimento da Cooperativa ? finaliza.
O APL de Leite do Planalto RS beneficia 300 produtores de leite pertencentes ao Conselho de Desenvolvimento Regional (Corede) Produção na região Planalto do Rio Grande do Sul. O objetivo do projeto é aumentar a produtividade e a qualidade do leite dos produtores integrados ao padrão de mercado das cooperativas e indústrias.