Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores gaúchos de leite projetam ações para 2009

Grupo de pecuaristas estuda realizar compras conjuntas de insumosAssociados da Cooperativa dos Produtores de Leite de Tio Hugo (Cooprolat), município gaúcho distante 251 quilômetros de Porto Alegre, estão prontos para enfrentar 2009. O grupo definiu, que, este ano, irá intensificar ações de qualificação na área financeira das propriedades rurais e realizar compras conjuntas de insumos com o objetivo de reduzir custos de produção.

Também está definida a participação dos produtores na feira Mercoláctea, em março, em Chapecó (SC), e na Feileite, em novembro, em São Paulo. A cooperativa, formalmente constituída em janeiro do ano passado, em uma ação impulsionada pelo Sebrae/RS, por meio do Programa Juntos para Competir, conta atualmente com 45 associados.

O Programa Juntos para Competir, desenvolvido pelo Sebrae/RS, em parceria com a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) busca organizar e aprimorar as cadeias produtivas do agronegócio no Rio Grande do Sul, como a bovinocultura de corte e leite, a suinocultura, a ovinocaprinocultura, a fruticultura, a floricultura, a vitivinicultura, a apicultura e a cultura da cana-de-açúcar e seus derivados.

De acordo com o gestor do projeto Arranjo Produtivo Local (APL) de Leite do Planalto RS, Gabriel Colle, os produtores associados à cooperativa têm uma avaliação positiva das ações impulsionadas pelo Sebrae/RS, em 2008, junto ao grupo.

? As atividades garantiram o aumento da produção e a ampliação do lucro obtido com a comercialização de leite. Os produtores se mostram bastante entusiasmados em integrar a cooperativa e satisfeitos com os resultados, apostando em um trabalho ainda mais positivo para este ano ? afirma.

Segundo o gestor, desde janeiro, quando a cooperativa foi constituída, o número de associados passou de 22 para 45, o que representa 50% do número total de produtores de leite do município. Em relação à coleta de leite, o crescimento foi de 294%, passando de 59 mil litros, em maio de 2008, para 175 mil litros, em dezembro do mesmo ano.

O consultor do Sebrae/RS Nildo José Formigheri, assinala que este ano um dos objetivos da cooperativa é ampliar o número de associados para fortalecer ainda mais o associativismo. Segundo ele, o projeto APL de Leite do Planalto RS está realizando um levantamento em 23 municípios da região Planalto para impulsionar a formação de grupos de produtores que queiram integrar o novo projeto direcionado ao setor leiteiro.

? Após a constituição desses grupos, faremos um trabalho de visita às propriedades com a participação das Secretarias da Agricultura municipais e demais entidades do setor para realizarmos um diagnóstico sobre os aspetos que necessitam ser melhorados. A partir daí, os produtores serão orientados a participar do curso D’Olho na Qualidade e outras capacitações com o objetivo de profissionalizar a produção de leite ? completa.

O consultor em agronegócio, Semar Bonavigo, destaca que a assessoria prestada pelo Sebrae/RS aos associados da cooperativa garante solidez às ações desenvolvidas pela entidade junto aos produtores de leite do município.

? Para 2009, a cooperativa pretende adquirir um veículo próprio para o transporte de leite, criar uma unidade de formulação de ração própria, além de implementar um programa de pastagem conjunto e contratar um veterinário para buscar o melhoramento genético do rebanho. Por meio dessas ações, esperamos impulsionar ainda mais os negócios, visando o crescimento da Cooperativa ? finaliza.

O APL de Leite do Planalto RS beneficia 300 produtores de leite pertencentes ao Conselho de Desenvolvimento Regional (Corede) Produção na região Planalto do Rio Grande do Sul. O objetivo do projeto é aumentar a produtividade e a qualidade do leite dos produtores integrados ao padrão de mercado das cooperativas e indústrias.

Sair da versão mobile