A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara) do Estado deve investir cerca de R$ 1,8 milhão na construção de Centros Comunitários de Produção (CCP), que vão abrigar 50 tanques de resfriamento. A iniciativa, uma ação que faz parte do programa Leite de Todos, beneficiará cerca de 1 mil pequenos produtores.
Ao armazenar o leite, alimento altamente perecível, em tanques de resfriamento, os produtores aumentam sua capacidade competitiva e reduzem custos.
De acordo com a gerente de Agronegócio da Secretaria, Carmem Patrícia
Alexandre, com a iniciativa, vão ser reduzidos consideravelmente os índices de contaminação do leite e haverá maior geração de renda e desenvolvimento local, com o incremento da venda do leite produzido pelos agricultores familiares.
Os produtores que serão beneficiados são aqueles que fornecem até 100 litros de leite por dia. Eles vão poder armazenar seu estoque, sem custo, nos tanques de resfriamento, que têm capacidade para 2 mil litros cada um. O processo de licitação para construção dos centros e a aquisição dos tanques vai começar no próximo mês, depois de concluída pesquisa de campo e feito o recolhimento da documentação das associações de produtores.