Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de leite de São Paulo comemoram alta nos preços do produto

Analistas apontam que mercado pode mudar este ano, em função dos prejuízos provocados pelo clima no paísProdutores de leite de São Paulo comemoram os preços do produto, que registram alta em relação ao mesmo período do ano passado.  Entretanto, apesar da queda de 4% nos custos de produção em dezembro de 2011, os gastos ainda foram 10% mais altos do que os registrados em 2010. Os prejuízos relacionados ao clima, com a estiagem no Sul do país e o excesso de chuvas em Minas Gerais também podem provocar mudanças no mercado em 2012, segundo o analista de mercado da Bigma Consultoria, Maurício Nogueira.

-A compra de alimentos concentrados, principalmente os energéticos, é 42% do custo de produção do leite. Em 2011, este custo subiu bastante e no final do ano é justamente o mercado de grãos que vem reduzindo o custo – diz.

Em São Paulo, segundo informações da Scot Consultoria, o mix, que é a mistura do leite B e C, custa, atualmente, R$ 0,86 o litro. Já o litro do produto de qualidade, é vendido a R$ 0,90. O preço médio registrado no Estado em dezembro está 18% mais alto do que no mesmo período de 2010. No Brasil, a alta é de 17%. De acordo com Nogueira, os números são consequência do desequilíbrio registrado em 2011 entre oferta e demanda.

– Se eu coloco todo o volume acumulado de captação, aparentemente, eu captei menos do que em 2010. Se o mercado continua estável, e até reagiu, então eu tenho um desequilíbrio de oferta e demanda que, em parte, explica inclusive o aumento no volume de importação este ano. Eu importei para atender o meu mercado. Então, quando tenho este desequilíbrio, o preço sobe – explica.

O consultor afirma, ainda, que é necessário observar o comportamento do mercado a partir da volta às aulas, para poder traçar estimativas.

– A hora que acabam as férias escolares tem reação no consumo de queijo, no consumo de leite. Então, a gente tem um reajuste nos preços, que aumentam. E vamos ver como ficam as perspectivas para a safra. Se o preço de concentrados continuar nestes patamares, a gente espera que realmente tenha um aumento de margem. O preço do leite pode subir mais que o mercado de grãos – avalia.

O produtor Divaldo Camargo relata que em Morungaba, no interior de São Paulo, muitos pecuaristas abandonaram a produção de leite, em função das recentes quedas nos preços.

– É tudo leiteiro forte, mas para. Alguns tiravam dois mil litros de leite por dia. E pararam, porque não aguentaram o prejuízo – lamenta.

Sair da versão mobile