Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de leite usam ultrassom para aumentar produtividade em São Paulo

Equipamento é levado às propriedades por meio do projeto Cati/leiteO uso de um equipamento ainda pouco acessível para a maioria dos produtores rurais brasileiros tem auxiliado no aumento da produtividade dos rebanhos e da qualidade do leite em São Paulo. Um ultrassom, usado para realizar exames nos animais, é a nova ferramenta dos profissionais que trabalham no projeto Cati/leite. A iniciativa, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, da Secretaria Estadual de Agricultura, prevê o aumento da produtividade da pecuária leiteira no Estado. Conforme o coor

? O pequeno produtor pode tirar leite com rentabilidade, que é o mais importante. Porque tirar leite e produzir já não é mais um conceito válido. Você pode produzir. Mas a que custo? Então, o mais importante do programa é que se está produzindo e ganhando dinheiro. Se torna viável ? explica.

O zootecnista Emanuel Haddad é um dos profissionais que levam o equipamento às propriedades para a realização dos exames. Ele explica que, a partir da realização do procedimento, se pode programar melhor a reprodução dos animais e aumentar a produtividade.
 
? Não foi uma, nem duas propriedades que pegamos com produção de 50, 100 litros e hoje já passam de 200 ? relata.

A família da produtora Lucrécia Giomo está cadastrada no programa há quatro anos e, conforme a agricultora, dobrou o número de cabeças. Atualmente, conta com 30 vacas em lactação. A produção de leite, que era de 70 litros por dia, passou para 450 litros. Ela conta que aprendeu  a fazer o manejo correto do gado e investiu na alimentação, na qualidade do leite.

? Nós fizemos os piquetes lá também, ajudou bastante. Fizemos cilos, tratamos das vacas certinho. Então melhorou muita coisa ? comemora.

O projeto agora tem foco na reprodução dos animais. Identificar as vacas prenhes permite a otimização do trabalho, uma vez que não será necessário inseminá-las. O exame com ultrassom indica também os casos de infertilidade, ou de animais que podem ser inseminados.

O procedimento é realizado em pouco mais de cinco minutos em cada animal.  O produtor Edivaldo Giomo aponta que o ganho financeiro é significativo.

? Sabemos que a vaca está prenhe antes mesmo de saber sobre o cio. Isso ajuda muito na questão financeira. É lucro. É investimento, não é tempo perdido ? diz.

Sair da versão mobile