Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores mineiros têm até início de dezembro para registrar estabelecimentos avícolas

Sem o registro, avicultor fica impedido de comprar pintos, vender sua produção e transportar avesO Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) recebe dos avicultores a documentação necessária para o Registro dos Estabelecimentos Agrícolas Comerciais até 2 de dezembro de 2011. Os produtores têm até esta data para se adequarem às normas que tratam dos procedimentos para registro, fiscalização e controle de estabelecimentos avícolas.

O registro das granjas que produzem aves foi determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 2007, por meio da Instrução Normativa (IN) Nº 56, que estabelece o processo para registro, fiscalização e controle das granjas avícolas comerciais e de reprodução. Além disso, a Instrução Normativa N° 59 institui a data limite de dezembro de 2012 para a obrigatoriedade de adequação das granjas.

No entanto, o IMA antecipou em um ano o prazo limite para a entrega da documentação necessária para o registro, por meio da Portaria n° 1158, publicada no dia 6 de agosto de 2011. Esse novo prazo refere-se ao requerimento e à entrega da documentação pertinente ao registro, e não está atrelado ao prazo de adequação das instalações que continua em vigor (06 de dezembro de 2012).

O diretor-geral do instituto, Altino Rodrigues Neto, explica que a emissão do certificado de registro está condicionada ao cumprimento de diferentes etapas.

? O IMA estabeleceu prazo menor para o cumprimento do primeiro procedimento, a fim de ter tempo hábil para processar o registro dos estabelecimentos avícolas até a data limite de 6 de dezembro de 2012, fixada pelo Mapa. É de suma importância a entrega da documentação no prazo de 2 de dezembro para que possamos cumprir a IN nº 59. Assim, garantiremos que os avicultores terão suas propriedades vistoriadas e tempo hábil de providenciar possíveis adequações, eliminando o risco de chegar em dezembro de 2012 sem o registro ? esclarece Rodrigues Neto.

A documentação exigida pelo Mapa deverá ser entregue no Escritório Seccional do IMA ao qual pertence o estabelecimento avícola a ser registrado. Após análise documental, será realizada uma fiscalização e, tendo sido atendidos os requisitos exigidos, será emitido o Certificado de Registro de Estabelecimento Comercial Avícola. Sem o registro, o avicultor ficará impedido de comprar pintos, vender a sua produção e emitir Guia de Trânsito Animal (GTA), ficando assim impedido de transportar as aves.

Atualmente, Minas Gerais conta com 2.503 estabelecimentos comerciais avícolas. Até o momento, aproximadamente 30% destes já entregaram a documentação para o registro junto ao IMA.

Sair da versão mobile