Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores querem que veterinários vigiem animais na Expointer

Criadores negociam normas mais flexíveis com ministérioRepresentantes de núcleos das principais raças participantes da Expointer apresentaram proposta alternativa à norma que proíbe peões de dormir no galpão dos animais durante a feira. Eles querem que veterinários da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul lotados no parque façam rodízio, à noite, para vigiar os animais.

? Assim (os animais) não ficariam desassistidos. Investimos muito neles e agora teremos que aplicar mais dinheiro na estrutura ? afirma Sérgio Tellechea, criador de angus e brangus que levará quatro funcionários para cuidar de 16 animais, com um gasto extra de R$ 4 mil.

A Secretaria da Agricultura informou nessa quinta, dia 21, que ainda não recebeu a proposta e não definiu como será a vigília dos animais durante o evento. Mesmo assim, ameaças de boicote ou redução de animais inscritos não ganharam força. Raul Torrent, vice-presidente do Núcleo Brasileiro de Brangus, porém, disse que os criadores da raça levarão menos animais.

? Estamos negociando com o Ministério de Trabalho para atenuar as exigências. Esperamos que seja permitido ao menos o uso do caminhão como alojamento, depois de limpo. Isso não é depreciativo ao empregado. Eles disputam para ver quem virá cuidar do animal ? disse Carlos Sperotto, presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul).

Presidente do Núcleo Fronteira Oeste de Braford e Hereford, Miguel Barbará, calcula gastar ao menos R$ 1 mil a mais com cada peão. Vai acomodar os empregados em uma casa alugada perto do parque. A entrada dos animais para a feira, de 30 de agosto a 7 de setembro, começa na segunda-feira, dia 25, às 6h.

Sair da versão mobile