Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores do Rio Grande do Sul comemoram alta dos preços da carne suína

Aumento para consumidor do Estado por chegar a 20% neste final de anoCom o aumento da demanda de carne suína na virada do ano, produtores do Rio Grande do Sul comemoram a alta dos preços. A reação do setor, que passou por dificuldades no primeiro semestre, reflete no bolso dos consumidores. De acordo com a Associação Gaúcha dos Supermercados, quem for comprar a tradicional carne servida na ceia de Réveillon, vai encontrar uma alta de até 20% nos preços.

A estiagem afetou a produção de insumos e fez os preços da carne subirem. Para não arcar com os custos elevados, muitos produtores do Estado anteciparam a venda de suínos e matrizes, reduzindo a oferta de animais para o abate no fim do ano. Com menos carne no mercado, o segundo semestre foi de valorização no setor.

— O produtor no segundo semestre chegou ao nível de empatar a conta, trabalhar no zero a zero, enquanto que no primeiro semestre ele teve perdas significativas — afirma o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, Valdecir Folador.

O mercado externo também colaborou para a melhora do preço. Só no último mês, foram mais de 40 mil toneladas de carne suína vendida para fora do país, 24% a mais do que no mesmo período do ano passado.

— Nós tivemos meses do segundo semestre com volumes melhores de exportações e preços melhores também — comenta Folador.

Sair da versão mobile