Produtores do Rio Grande do Sul traçam rumos para a pecuária de corte

Criadores trabalham com foco na produção de qualidade e sustentávelCom os números positivos que se desenham no cenário nacional neste ano, pecuaristas apostam em um crescimento do mercado de carne de qualidade de até 30% em 2011. Nessa quinta, dia 2, em um dia de projeções e balanços, associações das raças angus, braford, hereford e devon apresentaram ações e apontaram desafios para o setor.

Para o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, Adelar Santarem, a busca pela pecuária mais eficiente e moderna em 2011 passa pela sustentabilidade.

? O mundo está ávido por alimento natural. Temos um bioma especial, o melhor do mundo ? acrescentou o dirigente, ao citar os campos nativos do Estado como exemplo.

Na opinião de Santarem, o desafio é entregar ao consumidor uma carne diferenciada, de qualidade superior e certificada que, consequentemente, poderá alcançar um sobrepreço. E é justamente esse direcionamento na produção que será priorizado no próximo ano com os jovens criadores. A raça terá na Expointer a primeira prova para a categoria, com direito a julgamento de grande campeão e grande campeã.

Com a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo gaúcho Joaquim Mello, o novo presidente da Associação Brasileira de Angus (ABA), o mineiro radicado em São Paulo Paulo Marques, diz que a pecuária de corte vive hoje um “momento especial e a de angus, um momento sublime”, comprovado por números. Neste ano, o crescimento da venda de sêmen da raça foi de 70%, alcançado entre 2,2 milhões e 2,3 milhões de doses. Já o Programa Carne Angus Certificada é desenvolvido desde 2003 e apresenta alta de 87,5% nos abates (135 mil animais).

Com a meta de obter a certificação internacional até o final de 2011, o presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Fernando Lopa, acredita que a ampliação do mercado de qualidade fique entre 25% e 30%. Números ainda não consolidados mostram um desenvolvimento expressivo das duas raças. A comercialização de reprodutores e matrizes em remates chancelados pela associação somou R$ 10,5 milhões ? R$ 1,5 milhão a mais do que em 2009 ?, e a venda de sêmen deve fechar com alta de 30%.

Ontem, no jantar das raças hereford e braford, a associação também entregou ao jornalista do Grupo RBS Irineu Guarnier Filho o diploma de mérito jornalístico da ABHB 2010.