O secretário Ortigara solicitou a contribuição das lideranças para encaminhar uma mensagem de lei à Assembleia Legislativa constituindo um fundo para indenizar os produtores. Segundo o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Kroetz, hoje a agência está abrindo uma consulta pública, com duração de 30 dias, sobre a adoção de medidas mais rígidas para melhorar a qualidade do leite no Paraná. E essas medidas envolvem o controle de enfermidades como brucelose tuberculose.
Kroetz disse que as lideranças devem contribuir com sugestões na consulta pública, que pode ser acessada no site da Adapar. As lideranças concordaram com a criação de fundo, cuja composição ainda está em discussão.
Segundo Kroetz, a Adapar vai intensificar suas ações para que o produtor vacine seus animais contra a brucelose. O desafio é manter a sanidade na propriedade com animais sadios e fazer exames periódicos para atestar a ausência dessas enfermidades.
– Caso haja contaminação, o animal deve ser sacrificado imediatamente para o saneamento adequado da propriedade – disse.
Ortigara insistiu que os produtores devem contribuir com sugestões por meio de suas lideranças que são os Conselhos de Sanidade Agropecuária, sindicatos rurais e prefeituras.