Produtores de suínos esperam recuperar exportações no segundo semestre

Retorno dos pedidos da Ucrânia e abertura do mercado japonês animaram o setorExportadores de carne suína estão otimistas e esperam recuperar as vendas a partir do segundo semestre. Com a abertura do mercado japonês e o retorno dos pedidos da Ucrânia, o mercado suinocultor acredita em dias melhores.

O Japão já deu sinal verde para que a carne produzida em Santa Catarina seja comprada. O Estado é o único livre de aftosa sem a necessidade de vacinação, e por isso, já pode fechar negócios. A esperança dos empresários é recuperar o que foi perdido no primeiro semestre deste ano, que apresentou números abaixo do esperado.

A aprovação para que os brasileiros pudessem exportar levou cerca de sete anos para sair, dentro dos pré-requisitos que o Japão pedia. Isso vai favorecer a negociação com outros países, como a Coreia do Sul, segundo maior importador mundial.

Outra notícia que anima o setor é a volta das importações da Ucrânia, que representavam cerca de 20% de tudo que era exportado pelo Brasil. O embargo à carne suína brasileira foi feita há cerca de três meses, quando foi encontrada a bactéria Listeria.

No período de janeiro a maio deste ano, o volume exportado pelo Brasil ficou 12% abaixo do que no mesmo período do ano passado.

Clique aqui para ver o vídeo