Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores usam feno de palha de arroz como alternativa contra La Niña

Pecuaristas misturam subproduto do grão com sal proteinadoNão importa se o inverno foi rigoroso ou o verão vem acompanhado de La Niña: na estância Sant'Ana, de Miguel Augusto Barbará, em Uruguaiana, no Rio Grande di Sul, o gado é gordo o ano inteiro. O produtor lançou mão de uma técnica que aproveita a palha de arroz, subproduto do grão, para formação de fardos que alimentam o gado em períodos de crise climática.

Assim como ele, produtores de pecuária e arroz da Fronteira Oeste e da Campanha têm a técnica como aliada. Enrolado por uma enfardadeira logo após o período de colheita do arroz, em março, e misturado com sal proteinado, cada rolo pesa 400 quilos e alimenta 50 animais.

Com a sobra da safra passada, Barbará produziu, com 960 toneladas de palha de arroz, 2,4 mil fardos. Suficiente para alimentar seu rebanho braford até o final de janeiro. Para a próxima safra, comprou uma enfardadeira nova e pretende produzir 5 mil fardos:

? Neste ano, comecei a usar no início da primavera, enquanto em anos anteriores sempre usei no final ? diz Barbará, que vende os fardos excedentes a outros produtores a R$ 80.

Assistente técnico regional da Emater em Bagé, Fábio Eduardo Schlick diz que a suplementação é uma ótima alternativa para as regiões da Campanha e da Fronteira Oeste, em razão de muitas propriedades terem pecuária e lavoura de arroz integradas:

? O produtor não precisa gastar com transporte, o que torna a opção mais barata. É preciso observar que a palha esteja misturada ao sal proteinado. Só a palha não tem capacidade nutricional de manter o peso do animal.

Sair da versão mobile